Colegio Estadual
Professor Teófilo Moreira da Costa
Agroecologia
DEFINIÇÃO DE AGROECOLOGIA
Aplicação dos princípios e conceitos da Ecologia no manejo e desenho de agroecossistemas sustentáveis, num horizonte temporal, partindo do conhecimento local que, integrando ao conhecimento científico, dará lugar à construção e expansão de novos saberes socioambientais, alimentando assim, permanentemente, o processo de transição agroecológica.
(GLIESSMAN, 1990 apud CAPORAL E COSTABEBER, 2004)
Esta agricultura deve atender requisitos sociais, considerar aspectos culturais, preservar recursos ambientais, considerar a participação política e o empoderamento dos seus atores, além de permitir a obtenção de resultados econômicos favoráveis ao conjunto da sociedade, com uma perspectiva temporal de longo prazo, ou seja, uma agricultura sustentável.
(CAPORAL E COSTABEBER, 2004, 15).
Desta forma a agroecologia é uma filosofia de vida, uma nova maneira de se pensar e enxergar o mundo. Hoje, o consumidor consciente precisa enxergar o alimento e toda a cadeia desencadeada na sua produção. O uso de agrotóxicos continua sendo uma preocupação, entretanto não é a única ou a principal delas. Questões quanto a origem do alimento: quem o plantou, como o plantou e onde o plantou tomam força dentro dessa filosofia.
Um alimento orgânico que atravessa o planeta pra chegar a mesa do consumidor não é visto com bons olhos, afinal o transporte desse alimento apresenta um custo alto de CO2. O consumidor consciente consome alimentos da estação, produzidos em seu bairro ou em bairros vizinhos de forma orgânica através da agricultura familiar, empregando técnicas agroflorestais, enivando o esgotamento do solo entre outros.
Citações de: Caporal, Francisco Roberto. Agroecologia: alguns conceitos e princípios / por Francisco Roberto Caporal e José Antônio Costabeber; 24 p. Brasília : MDA/SAF/DATER-IICA, 2004