Colegio Estadual
Professor Teófilo Moreira da Costa

Alimentação
O Colégio Estadual Professor Teófilo Moreira da Costa faz a diferença: 1º Colégio Estadual do Rio de Janeiro a consumir 30% da verba do PNAE na compra de produtos orgânicos da agricultura familiar sem intermediários.
Após inúmeras atividades desenvolvidas entre a comunidade escolar do Colégio Estadual e as entidades sociais do bairro, em 2012 foi possível concretizar um contrato formal entre o Colégio e a agricultura familiar, tendo com parâmetro legal a lei Nº 11.947/2009 que determina que no mínimo 30% da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser destinados à compra de produtos orgânicos da agricultura familiar, sem intermediários.
Este acontecimento é histórico, já que foi o primeiro Colégio Estadual da Cidade do Rio de Janeiro a fazer cumprir a lei. Institucionalizou o que já vinha ocorrendo, ou seja, a integração entre os estudantes e os movimentos sociais do entorno da escola.
A relação entre a escola e as diretrizes da alimentação escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vem norteando algumas ações pedagógicas na escola de acordo com o atual PPP 2012/14; tais como: exposição de fotos sobre os impactos ambientais ocorridos na região; seminários sobre moradia popular e especulação imobiliária; palestras e debates com o depoimento dos agricultores do bairro, políticos e acadêmicos; feira de plantas medicinais e curso artesanal de produção de vídeo voltado a agroecologia.
Desta forma, vem ocorrendo uma mobilização social com inúmeras parcerias, compondo uma rede de apoio, que atualmente são: O programa de extensão, ampliação e fortalecimento das atividades agroindustriais das associações de agricultores do Maciço da Pedra Branca/RJ da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; O projeto Profito Pedra Branca do Instituto de Tecnologia em Fármacos (FARMANGUINHOS/FIOCRUZ); Associação de Agricultores de Vargem Grande (Agrovargem), o Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá e o Movimento de União Popular (MUP).